
Como ler e-books sem ter um programa padrão
24-09-2011 12:27Existem no mercado dois tipos de leitores eletrônicos que são os chamados e-readers: o Kindle e o Cool-er. Desde que foram lançados, os e-readers cresceram consideravelmente. Durante a CES 2010 (Veja link: https://tecnologia.uol.com.br/album/ces2010_ereaders_album.jhtm) foram apresentados vários equipamentos, mas ainda assim, há poucas opções no país e estas são caras (o Kindle sai por cerca de 1 mil e o Cool-er custa R$ 750). Considerando que sempre há uma solução para driblar os produtos caros e encontrar outra alternativa para usufruir das novas tendências, então, o importante é ler e-books no próprio computador ou em smartphones. Confira abaixo algumas dicas de programas que desempenham essa função:
Pelo computador - Para algumas pessoas não há problema em ler no computador já outras não gostam. As que gostam veem as diferenças, pois, boa parte dos e-readers não possuem telas coloridas, já os computadores têm, o que torna a leitura de alguns livros, quando tem imagens, mais interessante. Sendo assim, fique atento aos formatos de livros eletrônicos: PDF (formato proprietário da Adobe. É um dos mais utilizados); Epub (sigla de Eletronic Publication (Publicação Eletrônica). O formato não tem proteção de DRM (Gestão de Direitos Autorais, em português); a AZW (formato proprietário utilizado para o Kindle. Os e-books da Amazon só utilizam esse formato; PRC/PDB (extensões utilizadas em dispositivos Palm). A Amazon disponibilizou um programa, o Kindle for PC, para a leitura de livros baixados na loja de comércio eletrônico (este programa só lê arquivos com a extensão AZW). O programa dá acesso direto à divisão destacada para a parte de e-books que é um formato proprietário para o leitor digital americano após o cliente fazer um cadastro no site. Para contornar o problema, já há formas de transformar títulos PDF para o AZW. Um exemplo disso é o programa Calibre, que faz esse processo de conversão.
Altenativas para leituras - Há ainda os formatos PDF e ePUB, com milhares de títulos gratuitos disponíveis em sites como o Google Books ou o Domínio Público. Para ler arquivos PDF, é necessário baixar algum leitor deste tipo de extensão. Há várias opções gratuitas como: Adobe Reader, Foxit Reader, o Sumatra PDF, etc. O formato ePUB, que promete ser uma espécie de MP3 do mundo dos livros digitais, sobretudo por não ter DRM (Gestão de Direitos Autorais, em português), também é largamente utilizado por sites de e-books. Para ler arquivos com essa extensão tem o FBReader e o Digital Editions, da Adobe. Muito mais que um leitor de arquivos, o Digital Editions é uma espécie de gerenciador de e-books. O programa organiza os livros em “prateleiras” e também lê arquivos PDF.
Smartphones - Alguns smartphones oferecerem programas para leitura, isso para quem não se incomoda com o tamanho da tela reduzido. Há os específicos para leitura como o iSilo ou o Kindle e outros, como o Adobe Reader Mobile só leem PDF.
E-book no smartphone - Tela de um iPhone, rodando a versão do Kindle para celular
iPhone - Para quem não quer comprar um e-reader como o Kindle ou o Cool-er, pode optar em ler livros eletrônicos no smartphone. Para usuários de iPhone tem algumas opções de programas: o Kindle for iPhone, que inclusive permite o download de livros; o iSilo, o PDF Reader e o Documents to GO. Esse último, além de ler PDF, edita arquivos do Word e do Excel. Há também opções gratuitas como o Good Reader Lite e o eReader. Todos disponíveis na iTunes AppStore.
Symbian - Os telefones Symbian podem baixar leitores de livros eletrônicos como os gratuitos eReader (lê PDF e ePUB) e Adobe Reader ou o Documents to GO, que é pago e conta com uma série de aplicativos que transformam o smartphone em um escritório: o programa lê e edita arquivos PDF, DOC, XLS. Algumas versões até editam apresentações do Power Point.
Windows Mobile - Para o sistema da Microsoft está disponível o Mobipocket. O programa permite configurar o espaçamento das linhas do texto e realizar buscas, porém ele usa o formato PRC, comum em dispositivos Palm. No site do aplicativo há uma série de títulos disponível para download. Com o mesmo estilo e suportando mais formatos há também o iSilo e o eReader.
Android - Um dos aplicativo para leitura de livros em celulares com sistema Android é o Aldiko. O programa, que pode ser baixado gratuitamente na Android Market, quando conectado à internet, disponibiliza uma série de livros ePUB para download. Para acessar a lista completa e atualizada de aplicativos Androids, o usuário deverá acessar a loja de aplicativos direto do celular com o sistema. Caso contrário, só será possível visualizar alguns aplicativos.
Blackberry - Recentemente, a Amazon disponibilizou o Kindle for Blackberry para usuários americanos. Até o momento não há previsão para que o programa fique disponível no Brasil. Porém, a Blackberry mantém uma loja de aplicativos, parecida com a iTunes Store e a Android Market, onde podem ser buscados e-readers. A Blackberry App World conta com programas pagos como o BeamReader PDF Viewer e o Documents to Go. Gratuito tem o WattPad, que dá acesso a mais de 200.000 e-books.
Ferramentas Para E-books-https://www.baixaki.com.br/categorias/334-ferramentas-para-e-books.htm
Tags:
—————